Retire o seu Projeto da Gaveta.

Pr. Paulo Cesar Trindade – Assembléia de Deus Filadélfia (Vila Fátima)

Palavra de hoje: I Samuel 17-32: Davi dispõe-se a pelejar contra o gigante

Davi, de origem humilde, foi o oitavo filho de Jessé, um habitante de Belém. De aparência franzina, cabelos ruivos e semblante gentil. Sua vida simples, praticamente se resumia em pastorear as ovelhas da família. 

Tratado com desdém pela própria família, interessava-se por poesias e era habilidoso com a lira, instrumento que tocava como ninguém. O único e decisivo diferencial na vida de Davi era sua confiança inabalável em Deus. 

Samuel, instruído por Deus vai secretamente até a casa de Jessé para ungir um novo rei para Israel. Apesar de todas as evidencias contribuírem contra Davi, sua fé no Senhor prevaleceu e assim, foi Davi o escolhido por Deus para ser ungido. A partir daquele momento, Davi seria treinado e preparado para suceder Saul, o rei de Judá. 

Certa vez, o exército filisteu se reuniu para enfrentar os israelitas, um gigante chamado Golias desafiou o exército israelita a enviar um homem para enfrentá-lo. David, indignando-se da vergonha que Golias trazia a todo o exército de Israel com suas palavras, decidiu enfrentá-lo. Davi enfrentou Golias munido apenas de uma funda e algumas pedras. Logo no começo da batalha Davi acertou-lhe a testa com uma pedrada e, caindo Golias, arrancou-lhe a cabeça com sua própria espada. 

Embora o rei Saul tenha ficado inicialmente impressionado com a habilidade de Davi como um soldado, político e músico, ele logo sentiu inveja, tornando-se desconfiado do seu sucessor, por isso ofereceu uma recompensa pela vida de Davi. 

Nesta fase, Davi inicia um período longo de provação de sua fé e de confiança nos planos de Deus em sua vida. Obrigado a fugir e adiar seus objetivos, foi neste período, entre lutas e receios, sozinho em território inimigo que Davi abriu-se honestamente ao Senhor, colocando a prova, todas as suas fraquezas e principalmente, todas as virtudes daquele que viria a ser o rei de Judá e o homem mais citado do antigo testamento.    

Através de solidão e da luta, Davi aprendeu a ser totalmente dependente de Deus. Quando Saul morreu, em meio a uma batalha independente, Davi finalmente retornou a Judá e tomou sua posição como rei.  

Chegamos ao 10º dia da Campanha e esta foi a Palavra que o Senhor nos enviou e que foi transmitida de forma poderosa, pelo Pastor Paulo Cesar Trindade.

Segundo sua exortação, agrada a Deus aqueles que têm um espírito semelhante ao de Davi,  que mesmo diante de todas as evidencias contrarias, mesmo diante do descrédito das pessoas a sua volta, mesmo diante da mais temível batalha, ainda assim não duvidou que o Senhor estava com ele e que por isso, um dia receberia sua Promessa.

Além de confiança e de fé inabalável, Davi tinha virtudes que agradavam a Deus. Vamos conhecê-las e principalmente, praticá-las:

1 – Eficiência: Cumpria seu trabalho com perfeição, seja apascentando ovelhas ou combatendo no exercito de Israel:  Tudo o que você fizer, faça bem feito, faça direito.

2 – Coragem: Não seja tímido nem acanhado. Acredite em você!

3 – Disposição:  Seja animado, motivado a estudar, fazer cursos, crescer, trabalhar, fazer a obra de Deus. Dá tristeza ver alguém desanimado, indisposto.

4 – Valentia (Homem de Guerra):  Apesar da pouca estatura física, Davi não se escondia, não tinha medo, mas ao contrário, estava sempre à frente da batalha. Faça isso, encare sua batalha seja ela qual for.

5 – Convicção e Cautela: Davi falava com convicção, como o Apóstolo Paulo, que disse: “eu sei em quem tenho crido…II Tm 1.12. Também sabia a hora de falar e a hora de se calar.

6 – Humildade e Credibilidade: Ele era aquele tipo de pessoa que nos faz sentir bem, com uma conversa sadia, que transmite paz, ânimo, fé. Não seja uma pessoa arrogante, negativa, cobiçosa ou indiscreta. Muito menos, uma pessoa que não inspira confiança.

7 – Homem de Deus:  Seja com o Senhor, crendo na Palavra e Ele será contigo. Todos verão Deus em você, como O viram em Davi. A Luz Divina deve resplandecer, iluminar os seus caminhos. Este deve ser o seu diferencial, este deve ser o principal motivo do seu sucesso.

Seguindo os exemplos de Davi, acredite: Sabe aquele projeto que você tanto sonhou mas que de tanto esperar, já aposentou no fundo da gaveta?  Pode recuperá-lo porque Deus é contigo!

 

Cantora Glícia, do Grupo de Louvor Filhas de Sião

Créditos: Baseado nos textos de  http://www.ongrace.com/colunistas/colunista.php?auto=104&id_nome=ricardohttp://www.allaboutphilosophy.org/portuguese/vida-do-rei-davi.htm

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: