As Lições que Aprendemos com Noé

Ministrado por: Pastor Osmar Ribeiro

Conhecemos a história de Arca de Noé, descrita no livro de Gênesis, que começa com Deus observando o mau comportamento da Humanidade e decidido a inundar a terra e destruir toda vida. Porém, Deus encontrou virtude e bondade em Noé e decidiu que este iria preceder uma nova linhagem do homem. Deus disse a Noé para fazer uma arca e levar com ele a esposa, seus filhos e suas esposas. E, de todas as espécies de seres vivos existentes então, levar para a arca dois exemplares, macho e fêmea. Apesar de ser duramente criticado pelo povo, Noé obedeceu a Deus e construiu a arca.

Assim que Noé , sua família e os animais entraram na arca  no mesmo dia foram quebrados todos os fundamentos da grande profundidade e as janelas do céu foram abertas, e a chuva caiu sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites. A inundação cobriu mesmo as mais altas montanhas por mais de seis metros (20 pés), e todas as criaturas morreram; apenas Noé e aqueles que com ele estavam sobre a arca ficaram vivos. A história termina com um pacto entre Deus e Noé, assim como com sua descendência.

Essa história tem sido amplamente discutida entre as religiões, surgindo comentários que vão do prático ao alegórico (a arca representa a Igreja como salvadora da Humanidade em decadência). A partir do século I, vários detalhes da arca e da inundação foram examinados, questionados e até colocados em dúvida por estudiosos cristãos e judeus.

Nosso propósito hoje não é entrar no mérito dos questionamentos levantados pelos estudiosos e sim, voltarmos nossa atenção para a origem e os propósitos seculares da Arca que traz grandes ensinamentos para toda a vida.

Dez lições que aprendemos com Noé

1) Nunca fique esperando a chuva para só então entrar no barco, pois poderá ser muito tarde: O barco é um símbolo da Igreja de Cristo e atualmente muitos só se achegam a Jesus na hora da tormenta. Haverá um dia que tal atitude será tarde demais.

2) Lembre-se de que nem todos estão no mesmo barco: Só existe um único barco que conduz ao porto seguro, e é aquele cujo capitão é Jesus.

3) Tudo bem que temos que viver o tempo chamado “hoje” e que o amanhã pertence a Deus, mas deixar de planejar-se para o futuro é agir com imprudência:  Não estava chovendo quando Noé começou a construir a arca.

4) Mantenha-se saudável e atento porque quando você estiver com idade bem avançada, Deus pode lhe pedir para fazer algo realmente grande.

5) Não dê ouvido aos críticos, apenas continue a fazer o trabalho que Deus determinou e pronto.

6) Procure o máximo possível realizar todas as tarefas em pares, pois melhor é dois do que um. Se um cair o outro poderá levantá-lo.

7) Quando se está fazendo algo para Deus, velocidade nem sempre é uma vantagem. Os caramujos estavam a bordo da arca junto com os leopardos.

8) Nunca despreze os animais. O mundo sem eles seria um caos, um dia você ainda poderá precisar do auxilio de uma simples pomba ou até de um corvo.

9) Lembre-se, a Arca foi construída por amadores, o “Titanic” por profissionais. Por isso nunca questione com Deus acerca de seus méritos ou a falta deles.

10) Não importa o tamanho da tempestade, pois enquanto você estiver com Deus no final haverá sempre um arco-íris te esperando.

Deus Abençoe!

 

Créditos:  Texto elaborado com base no livro de Gêneses e algumas referencias da internet.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: