Pais e Filhos Juntos, Mudando o Mundo

Recebi com satisfação a tarefa de preprar para o Blog um resumo do sermão que o Pastor Osmar, a luz da Palavra, preparou para os irmãos neste domingo.

Após ler, decidi transmiti-lo na integra porque esse espaço tem sido visitado por muitas pessoas, sejam da comunidade ou não. Até esta data e nesta categoria, ele é o terceiro em numero de acessos na internet (que seja para honra e glória do Senhor), assim sendo, um sermão como este, há de ter grande valor para aqueles que buscam direção divina na criação dos filhos.

Aos irmãos que assistiram ao culto, este texto servirá para futuras pesquisas. Uma vez aqui registrado, poderá ser acessado sempre que houver necessidade.

Tema: País e filhos juntos mudando o mundo.

Por: Pastor Osmar Ribeiro

“Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”  (Prov 22:6)

Refletindo sobre os últimos acontecimentos e observando as atitudes da maioria dos jovens atualmente, resolvi preparar um sermão que ajudasse os pais a compreenderem melhor seus filhos e suas dificuldades, auxiliando-os a encontrar uma saída, tendo como exemplo a Palavra de Deus.

Assisti a uma palestra, há algum tempo,  sobre o livro  “Não nascemos prontos” (de Mario Sergio Cortella , filósofo brasileiro, doutor em Educação pela PUC e professor titular de Teologia),  onde o mesmo nos leva a refletir sobre as necessárias mudanças pessoais.

Por exemplo:  Diferente de eletrodomésticos, automóveis e sapatos que nascem prontos e vão se desgastando, as pessoas não nascem prontas, vão se formando, se atualizando. Somos o ultimo modelo, somos a nova geração, somos novos. Muito do que somos hoje aprendemos com a geração de nossos pais porem, nos somos hoje o que nunca fomos antes e, algumas das coisas que queremos ser hoje, como por exemplo, ser íntegro, solidário e fraterno, ainda não o é por completo, mas, procuramos ser, desta forma não posso ser arrogante e achar que eu estou pronto. A partir do momento que entendemos isso, vamos conhecer as situações que necessitam de mudanças:

 

  • ATENDER A TODOS OS CAPRICHOS

Às vezes dizemos, “… a juventude esta perdida, os jovens não têm mais jeito!”

Esta afirmação não é verdadeira. Eles, assim como nós,  não nasceram prontos, estão assim agora, mas, podem e devem ser transformados.

Então por que estão assim?  

Porque admitimos que os jovens de hoje acreditassem que seus desejos são direitos adquiridos. Funciona mais ou menos assim:

Os Filhos pensam:  Eu quero e os meus pais têm obrigação de fazer minha vontade. Se não cederem as minhas vontades é porque não gostam de mim, então vou fugir de casa, vou me matar, ou me revoltar, usar drogas e dar muito trabalho a eles.

Os pais, por sua vez, acabam cedendo porque querem sossego, querem evitar conflitos, não tem tempo para conversas e acham mais fácil ceder às vontades dos filhos. A situação acaba se transformando em um circulo vicioso: O filho exige porque acha que têm direitos e os pais cedem porque querem sossego dentro de casa.

Pais que compram tênis para o filho que custam o mesmo valor de pneus novos, que televisão de ultima geração ou vale mais que o salário mensal de um professor, não pode estar em sã consciência.  Se estivessem em sã consciência analisariam, comparando o custo x beneficio de um tênis ao custo x beneficio de uma televisão ou de pneus para o automóvel e, principalmente com o valor de um profissional,  chegando a conclusão que algo esta errado.

Gosto da frase do Frei Beto  “…o tênis que eu usava era o tênis que eu usava” ou seja, o tênis era importante porque eu usava e não porque era o tênis do MESSI, do RONALDINHO ou do BEKHAM. Sendo assim, ele deve custar o preço justo e eu não tenho que pagar pela fama dos jogadores de futebol.

 

  • ACHAR TUDO NORMAL!

Hoje em dia achamos tudo normal. O filho se forma no ensino fundamental e acha que por isso tem direito a uma viajem para Porto Seguro. Se a formatura é de ensino médio? Ah, ai então a viagem deve ser para a Disney, e quando completar 18 anos tem que ganhar um carro, mesmo sem ter condições nem para bancar o combustível. E se o pai não der, o filho se sente um infeliz e passa a utilizar o carro dos pais como se fosse dele. O pai é que tem que avisá-lo com antecedência quando for utilizar o veiculo.

Muitos pais, nunca viajaram para Porto Seguro, já o filho, com apenas 16 anos já ficou uma semana na boa vida, com a turma dele, gastando o dinheiro do pai. E no retorno, o pai ainda foi obrigado a buscar o filho no aeroporto, e este por sua vez nem disse obrigado ao pai. Ao contrario, chega com a mochila nas costas, digitando mensagens ao celular. O pai abraça seu filho e pergunta como foi à viagem e o jovem, na sua dureza de coração, mal respondem ao pai, continua digitando mensagens, achando que toda essa mordomia é um direito dele pelo simples fato de existir. Continuamos a achar normal!

Alice no pais das maravilhas, ACORDA !!!!

Tudo isso tem um preço, pagar por sua viagem e pelo seu celular exige sacrifício de seus pais! Maior que o valor financeiro, é o amor que eles sentem por você!

“JOVENS DE HOJE, PARECEM ADULTOS EM FÉRIAS…” (frase de Contardo Calligaris) 

Isso soa como uma ingratidão imensa e é, porem, não é uma ingratidão gratuita, não acontece simplesmente por maldade de nossos jovens. Lembra-se do que disse há pouco: ESSA GERAÇÃO CRESCEU ACHANDO TUDO NORMAL! 


  • NÃO IMPOR LIMITES

As relações foram profundamente afetadas. Atualmente seja em escolas publicas ou privadas, o aluno exige e o professor obedece. Pensam que podem faltar com o respeito porque afinal, é o pai dele que paga o salário do professor, seja através de mensalidades ou impostos.

As maiorias dos jovens de 14 a18 anos saem de casa e voltam à hora que quiserem, vai aos cinemas assistirem o que quiserem, freqüentam barzinhos, sabem de tudo: SÓ NÃO SABEM O QUE É TRABALHAR E NEM FAZEM IDEIA DA DIFICULDADE QUE É GANHAR O PÃO DE CADA DIA!

Essa é a geração do caixa eletrônico. É só colocar o cartão, digitar a senha que o dinheiro vem. Eles nem querem saber o processo que vem por traz desta ação. Não percebem que os pais trabalharam 10, 12 ou até 14 horas por dia para que o dinheiro saia na boca do caixa eletrônico.

Calma meus queridos! Não se esqueçam da mensagem no inicio deste sermão: NÃO NASCEMOS PRONTOS, SOMOS MOLDADOS! Significa que tudo pode sempre ser melhorado. Já ouviram aquela frase “O MUNDO QUE VAMOS DEIXAR PARA NOSSOS FILHOS, DEPENDE DOS FILHOS QUE VAMOS DEIXAR PARA O MUNDO.”

 

  • GERAÇÃO “CARPE DIEM”

Vivemos o “Carpe Diem”, ou seja, aproveite esse momento intensamente como se não houvesse o amanhã.  Jovens se acabam em baladas rave, arriscam a saúde tomando energéticos para ficarem ligados como se esta fosse a ultima festa de suas vidas.

Hoje os filhos são móveis como celular, comunicam-se e nos não temos acesso ao conteúdo dos diálogos, pois nem todos dominam a tecnologia como eles. Quando chegamos perto para conhecermos o teor das conversas, não obtemos êxito porque com um simples toque no teclado escondem o que poderia nos deixar ofendidos.

Novamente, peço calma, lembre-se que não nascemos prontos, precisamos de ajustes. Só o que você precisa e pedir sabedoria a Deus para buscar outra lógica de comunicação com seus filhos.

Não adianta cobrar, esbravejar, ficar furioso, pois isso já se fez e não funcionou, não adianta auditoria, interrogatório, pois eles só falam o que sabe que estamos preparados para ouvir

O caminho é sermos amigos de nossos filhos, observá-los e aprendermos como eles. É isso mesmo, aprendermos sobre o que eles conhecem, sobre o que eles estão vivendo pois, somente assim, saberemos como agir com eficácia.

Só existe um jeito de ajudá-los, e esse jeito é trazê-los para perto de nós, fazê-los perceberem o verdadeiro valor e o contexto das coisas que se escondem por traz de suas mais simples ações. Desta forma, poderemos desviá-los dos caminhos tortuosos que num futuro bem próximo poderá transformá-los em adultos infelizes e desmotivados.

Mas e agora, por onde começar?

1º – PRECISAMOS URGENTEMENTE INVESTIR NA CONVIVENCIA EM FAMILIA!

Hoje estamos na era do tudo prático, tudo “fast”, geração miojo, em três minutos está pronta uma refeição. E os jovens pensam que tudo é pratico assim: namoro miojo, sexo miojo, amizade miojo, estudo miojo. Banalizaram-se tudo, acabou o prazer da convivência.

Precisamos voltar ao tempo da “geração pamonha”, aquela que dá trabalho em fazer porem, une as pessoas em um objetivo, faz com que o trabalho e a união sejam valorizados.

Um descasca o milho, outro rala as espigas e o outro embala as pamonhas e esperamos pacientemente que nosso objetivo fique pronto para dividirmos e saborearmos juntos. Pode dar trabalho, pode demorar, mas o prazer da missão cumprida em grupo é inesquecível, fica registrado para toda a vida.

O almoço de domingo demorava em média três a quatro horas entre o preparo e o consumo. Em meio há este tempo, as pessoas conversavam e, sem querer, dividiam exemplos a serem seguidos pelos filhos, havia harmonia.

Hoje queremos praticidade, pedimos por telefone, a comida chega e é devorada em minutos. Sinal maior da loucura deste século é sairmos de casa para comer comida caseira. E lá, em meio a dezenas de pessoas que nem se olham, completamente indiferentes, as crianças fazem guerra de batata frita, desperdiçam comida, gastamos muito dinheiro e ainda achamos tudo normal. Lembra-se do que seus pais te ensinaram no passado sobre desperdício de comida?

Tem cidades que se orgulham mais por terem vários “shoppings” e “drive-tru”  do que por suas bibliotecas e historias de seus antigos colonizadores. Isso é porque a ganância pela arrecadação de impostos vem antes do orgulho pela luta de seus antepassados.

Lucram com isso porque para nós o importante é sermos práticos, é ganharmos tempo não para a convivência em família mas sim, para desperdiçá-lo na frente da televisão, da internet ou com outros assuntos que não agregam valor a família.

2º – PRECISAMOS RESGATAR O CONTATO PESSOAL!  

Não procuramos conhecer as pessoas profundamente porque achamos que superficialmente já basta. Claro, não precisamos mais disso, hoje em dia existem vales presentes, vale DVD, vale livros, vale qualquer coisa…. Assim fica prático, não preciso mais saber realmente qual é a necessidade do meu amigo, não é mesmo?

Engano seu, meu amigo! O ser humano é valiosíssimo, do contrario, O Pai não teria dado seu único Filho para nos salvar. Amar ao próximo é o que realmente agrada o coração de Deus.

Lembrem-se, presentes caros para compensar a ausência só pioram as coisas. Os jovens precisam de direção com sabedoria, de amor, de disciplina. Precisa de ambientes positivos no meio familiar, precisa conhecer a Palavra através da igreja, precisa de oração e das bênçãos do Senhor em suas vidas.

Filhos é herança de DEUS para cuidarmos, é nossa responsabilidade. Filhos são como flecha nas mãos do valente, ou seja, irão além de nós.

JOVENS, VOIS SOIS FORTES E JÁ VENCESTE O MALIGNO!

“O conselho do Senhor permanece para sempre: os intentos do seu coração, de geração em geração.” (Salmos 33:11)

Creditos:  Imagens da Internet

3 comentários (+add yours?)

  1. Denise
    Set 26, 2011 @ 16:46:40

    Agradeço as palavras do Pr Osmar, porém o mérito é todo dele. Certamente este texto auxiliara muitas pessoas que procuram direção, a começar por minha família. Quanto a mim só inclui umas “perfumarias”.
    Deus abençoe!

    Responder

  2. Amelia
    Set 26, 2011 @ 14:31:34

    Gosto muito das orientações do pastor Osmar….são bençãos para nossa vida!!!!!!

    Responder

  3. pastor osmar
    Set 26, 2011 @ 10:52:15

    me sinto orgulhoso de ter no rol de membros da moriá pessoas com a visão e a capacidade da irmã Denise pois pegou um simples esboço do sermão e deu um toque de midas transformando em ouro.

    DEUS abençoe muito a sua vida

    pastor Osmar r. Ribeiro

    Responder

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: